quinta-feira, 25 de março de 2010

HISTÓRICO

Situada na comunidade de Lagoa Salgada a 4 km da sede do município de cruz. Foi fundada em 1º de abril de 1990. Seu nome Raimunda Elvira Brandão homenageia uma grande professora, que muito colaborou com a educação, sendo ela a mestra mor desta comunidade. Lembrando que este nome se deu também devido a existência de um antigo prédio escolar, que hoje funciona como anexo desta instituição.

Em 1990 a escola não tinha um dirigente e sim professores dedicados, dentre eles a senhora Albertina Freitas Vasconcelos que com sua experiência, dedicação e vocação, desenvolveu um trabalho coletivo junto com os professores que aqui lecionavam. Assim a senhora Albertina destinou sua vocação, seu trabalho como educadora até o ano de 1992.

De 1993 a 1996, Maria Mirta Vasconcelos passa a dirigente desta unidade escolar. Fez uma ótima gestão, com sua experiência como professora, contribuiu na organização e educação de nossos jovens e crianças.

Em 1997 a professora Esmeralda assumiu a direção, dedicou-se, esforçou-se, mas não quis continuar. Não se identificava com o cargo, preferiu continuar apenas ensinando. Foi em sua gestão que foi criada a APM (Associação de Pais e Mestres).

Foi então que com sua garra e coragem Raimundo Otávio da Mota passou a ser o novo gestor. Ficou dois anos 1998 e 1999. Infelizmente teve que se afastar, candidatou-se a vereador, passando o cargo para Suerly Siliane Farias que assumiu em 2000. Também teve que deixar esta instituição, pois iria assumir a direção da escola de Pitombeiras, seu lugar, sua terra. Desenvolveu um excelente trabalho em sua gestão, dentre eles, criou junto com a comunidade escolar o hino e a bandeira desta escola. Com a saída da Suerly, Maria Ângela Silveira Sousa que já havia ensinado e dirigido a antiga escola em 1987 a 1989, assume a direção em 2001 e continua até hoje. Sua gestão nos anos iniciais foi muito difícil. A comunidade escolar estrava a nova gestão. Com sua persistência, paciência e dedicação, mostra com seu grupo de trabalho, o crescimento desta instituição em relação às atividades pedagógicas e tornando a gestão mais participativa.

Apenas em 2001 a escola passa a oferecer o ensino fundamental completo. A partir daí, a mesma vive uma importante fase em relação ao seu credenciamento. Toda a documentação e certificação desta escola eram expedidas pelo Centro de Educação Básica Paulo Freire, por esta ser credenciada. Legalmente, hoje através da resolução 430/2009 e prorrogada pelo parecer 432/2010 a escola junto ao Conselho Estadual de Educação passa a expedir em 2009 e 2010 a sua documentação.

Temos apresentado bom desempenho educacional, sempre em parceria com a comunidade, buscando contribuir para a formação do educando, visando a prosseguir com seus estudos para um futuro melhor.

Atualmente esta escola conta apenas com o ensino fundamental, são 9 turmas no turno manhã e tarde. No turno da manhã, 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano, lembrando que o primeiro e o segundo ano, estudam na antiga creche. No turno da tarde, 7º, 8º e 9º. Contamos hoje na matricula inicial 115 alunos. Nossa educação infantil hoje estuda no Centro de Educação Infantil Alaíde Ramos.

Na gestão pedagógica, a escola trabalha os projetos permanentes - Leitura e Escrita, Educação Ambiental, o SPE (Saúde e Prevenção nas Escolas), Horta Escolar, Música na Escola e o projeto Esportividade.

Em janeiro de 2009, a escola foi contemplada com uma quadra esportiva, com o nome de Raimundo Nonato Vasconcelos, homenagem póstuma ao dono deste local escolar, doado por seus familiares.

A escola atua com 23 funcionários: diretor, coordenador, secretario, professores, monitor de música e esporte, vigias e auxiliares.

Nossos agradecimentos as pessoas que direto ou indiretamente nos ajudaram nesta trajetória desses 20 anos. Que o tempo seja o melhor parceiro, trazendo novas conquistas, novas aprendizagens para o crescimento cultural de nossas crianças e jovens, que Continuemos todos juntos pela educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário